Polícia Civil cumpre mandados em Restinga Sêca durante investigação da morte de vereadora de Formigueiro

Polícia Civil cumpre mandados em Restinga Sêca durante investigação da morte de vereadora de Formigueiro

Foto: Reprodução

Elisane Rodrigues dos Santos, do PT, tinha 49 anos e exercia seu primeiro mandato como vereadora

A Polícia Civil realizou, na manhã desta terça-feira (8), uma operação em Restinga Sêca como parte da investigação do assassinato da vereadora de Formigueiro, Elisane Rodrigues dos Santos, 49 anos,  ocorrida no dia 16 de junho, em Formigueiro. A ação foi coordenada pelo delegado Antonio Firmino de Freitas Neto e contou com o apoio de 14 agentes das delegacias de Restinga Sêca, Formigueiro, Santa Maria e da Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (Draco).


+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp


Conforme informações do repórter Norton Ávila, da Rádio Integração FM, foram cumpridos quatro mandados de busca e apreensão em residências na Vila Felin e em um estabelecimento comercial às margens da ERS-149, além de presídios na Região Metropolitana. Materiais que podem ter relação com o crime foram apreendidos e encaminhados para análise. Os suspeitos também foram levados à delegacia para prestar depoimento.

Para o delegado Firmino, a investigação busca não só identificar o autor direto do homicídio, mas também o suposto mandante. Ao ser preso, o autor confesso do crime, de 18 anos, disse à polícia que teria sido contratado pelo líder de uma facção criminosa para matar Elisane. 

– Quando prendemos o executor, já dissemos que seguiríamos investigando. Agora, estamos colhendo provas para responsabilizar quem mandou matar – diz o delegado, que não descarta novas prisões nas próximas horas.


Foram cumpridos no município de Restinga Sêca quatro mandados de busca e apreensão em residências na Vila Felin e em um estabelecimento comercial às margens da ERS-149Foto: Norton Ávila/ Rádio integração (Divulagação)

Firmino ressalta que o crime estaria ligado ao tráfico de drogas. Elisane teria sido morta como represália devido a supostas dívidas do filho com a facção. 

– A vereadora foi assassinada por envolvimento nesse tipo de crime: drogas ilícitas. Estamos reunindo elementos para reforçar as provas e manter presos tanto o autor imediato quanto o mandante – afirma o delegado.

O titular da delegacia de Formigueiro aponta, ainda, que a operação não interfere na conclusão do inquérito policial, que ocorrerá nesta quarta-feira (9).

– O trabalho de investigação segue em andamento. Desdobramentos podem ocorrer e vamos seguir todas as pistas – conclui Firmino.


Relembre o caso

O corpo da parlamentar foi encontrado caído ao lado de seu carro, em uma estrada na localidade de Rincão dos Machado. Ela apresentava pelo menos 10 marcas de facadas, a maioria na área do pescoço. O crime teria acontecido na noite de 16 de junho, depois de a vereadora participar da sessão plenária da Câmara.

A Polícia Civil, que investiga o caso, apontou que, na cena do crime, nenhum objeto pessoal da vítima teria sido levado. Segundos as autoridades, foram encontrados no local a bolsa com carteira, celular, dinheiro e cartões de banco.

Elisane exercia seu primeiro mandato na Câmara de Vereadores de Formigueiro pelo Partido dos Trabalhadores. Era a única mulher entre nove parlamentares.

Na mesma semana do crime, a Polícia Civil prendeu um jovem de 18 anos que confessou a autoria do crime. O nome do investigado segue sem ser divulgado. Na época da prisão, o rapaz disse que o motivo para o crime teria sido uma suposta dívida do filho da vereadora. A motocicleta do suspeito foi apreendida no mesmo dia e passou por perícia para identificar se havia marcas de sangue no veículo. 

O autor confesso seria conhecido de Elisane. Ele contou que jogou a faca usada no crime em um açude na localidade de Rincão dos Machados. No local indicado, mergulhadores do Corpo de Bombeiros de Santa Maria fizeram buscas por mais de três horas, mas nada encontraram.

Ataque em escola no norte do Estado deixa uma criança morta e duas feridas; veja vídeo Anterior

Ataque em escola no norte do Estado deixa uma criança morta e duas feridas; veja vídeo

Juíza determina internação provisória de adolescente após ataque em escola no Norte do RS Próximo

Juíza determina internação provisória de adolescente após ataque em escola no Norte do RS

Plantão
Logo tv diário
Logo rádio diário

AO VIVO

ASSISTA AGORA
MAIS BEI